Nada além de arte é o que se resume a cozinha aqui você encontrará histórias, ensinamentos, tendências, notícias, indicações, tudo que seja relacionado a Profissão Cozinha e claro Receitas

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sardela


sardela-antipastoSardela em italiano significa sardinha. Mas pra nós sardela é um antipasto delicioso. Em qualquer restaurante italiano você pede e encontra Sardela… aqui todo mundo tem, aqui todo mundo oferece. Mas na Itália não. Por quê? Porque a receita foi criada no Brasil.
A receita é anônima, claro. Diz-se por aí que é uma adptação da Rosamarina ou Cabrese caviar, todos antipasti da Calábria. A receita de lá leva anchovas curtidas na salmora e moídas com pimentão e azeite (também).
Verdade ou não, o fato é que a Sardela é coisa nostra. É uma “italianada”, ou seja, coisa adaptada.  fruto da criatividade de povos que se misturam.
Nosso palpite é que, provavelmente os imigrantes não encontraram ingredientes iguais ao da própria terra. Aí um brasileiro dono da mercearia sugeriu a substituição. Afinal, naquele tempo não existia  Duty Free nos portos brasileiros e nem as grandes redes de supermercados internacionais, certo?

Receita Sardela 
2 latas de atum, 3 pimentoes vermelhos picados, 1 lata de tomates pelados, 3 cebolas raladas, 1 copo de azeite, páprica picante e sal.
Coloque numa panela mais funda e leve ao fogo pra cozinhar...Leva mais ou menos uma hora e meia no fogo, pois o pimentao deve sumir e a água secar até q o azeite apareça!! Fica uma delícia com um pão italiano!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário