Nada além de arte é o que se resume a cozinha aqui você encontrará histórias, ensinamentos, tendências, notícias, indicações, tudo que seja relacionado a Profissão Cozinha e claro Receitas

Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

Acarajé da Bahia


(1) Deixe de molho de um dia para o outro em bastante água: 2 xícaras cheias de feijão marcassa (ou fradinho) 1 colher de chá de sal 1 dente de alho socado

(2) Escorra bem o feijão guardardo a água para uso futuro. Embrulhe o feijão num pano de prato e esfregue vigorosamente para remover as peles. Cate bem e retire todas as peles.

(3) Coloque metade do feijão no copo do liquidificador e junte:
1 xicara do líquido reservado
2 dentes de alho picados
1 1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de molho forte de pimenta
(opcional) 1/2 colher de chá de pimenta do reino (black pepper)
1 colher de chá de pó Royal (baking powder)
Bata bem o feijão ate formar uma massa homogenea. Repita este passo com o restante do feijão juntando uma xicara do liquido reservado mas omitindo os temperos. Misture as duas partes da massa e ponha de lado para descansar pelo menos meia hora.

(4) Bata um pouco a massa. Va colocando as colheradas da massa em: Bastanteóleo fervendo onde se juntou 2 colheres de sopa de azeite de dende. Retire os bolinhos com a escumadeira quando estiverem fritos e dourados. Deixe escorrer em papel absorvente e mantenha-os quentes no forno. Para servir os bolinhos parta cada um ao meio sem separar as partes. Coloque molho forte de pimenta dentro e camaroes cozidos (ou vatapa--na Bahia).

NOTA: O feijão marcassa (ou fradinho) ja aberto e quebrado pode ser encontrado no Mercado São Joaquim de Salvador. Isto facilita enormemente o preparo dos acarajes pois as peles ja vem meio soltas.
PS: O truque do acaraje é ficar sempre batendo a massa enquanto os outros estão fritando (a massa comeca a ficar águada quando estacionada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário