Nada além de arte é o que se resume a cozinha aqui você encontrará histórias, ensinamentos, tendências, notícias, indicações, tudo que seja relacionado a Profissão Cozinha e claro Receitas

Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

Vatapá da Bahia


(1) No dia anterior ao que o vatapa sera servido, moa separadamente:
2 quilos de camarão seco descascado, limpo e que tenha ficado de molho durante oito horas em água fria.
1/2 quilo de amendoim meio torrado sem pele.
1/2 quilo de castanha de caju descascado e torrado.

(2) Prepare 3 quilos de camarão fresco com as cascas da seguinte maneira (Camarão ao alho eóleo): Lave varias vezes em água fria; escorra o camarão e seque-o em toalha de papel. Salpique com caldo de um limão e coloque-o numa peneira durante uma hora; em uma frigideira bem grandes, coloque
1/4 xicara deóleo
1/4 colher de chá de sal
2 dentes de alho bem socados

Junte o camarão e cozinhe em fogo rapido mexendo sempre durante aproximadamente quinze minutos, ou ate que o camarão fique rosado. O tempo de cozimento depende do tamanho do camarão e da largura da frigideira. Descasque o camarão reservando metade das cascas para o item

(3). Corte cada camarão ao meio ao comprido. Leve a gelar.
(3) Coloque numa panela bem grande:
24 xícaras de água 2 cebolas grandes partidas
1/2 quilo de cabecas de peixe As cascas do camarão
2 dentes de alho grandes

Deixe ferver esses ingredientes durante uma hora para fazer um caldo e ponha na geladeira.

(4) No dia de servir o vatapa, faca 15 xícaras de leite de côco (1 côco seco ralado ou batido no liquidificador com 1 xicara de água, geralmente faz 3 xícaras de leite de côco).

(5) Passe na farinha de trigo e frite ate dourar 2 1/2 quilos de postas de peixe. Quebre o peixe em pedacos grandes retirando as espinhas.

(6) Faca um tempero, batendo no liquidificador:
1/4 xicara de coentro fresco picado ('coliander')
8 tomates medios cortados
1 pimentão medio picado
3 dentes de alho picados
2 cebolas grandes picadas

(7) Tres horas antes de servir, esquente numa panela grande: O caldo de peixe O tempero acima
3/4 de xicara de azeite
1 1/2 xicara de azeite de dende
7 xícaras do leite de côco

(8) Misture um pouco de cada vez: 6 xícaras de farinha de arroz (ou farinha de trigo). O resto do leite de côco 1 colher de chá de gengibre ralado Va juntando aos poucos a farinha na panela. Depois misture: O amendoim moido A castanha moida O camarão moido Os pedacos de peixe Os pedacos de camarão Ajuste os temperos juntando sal se preciso. Sirva vatapa com arroz branco ou angu, com o molho forte de pimenta e farofa de dende.

NOTA: Se voce chegou ate aqui e ainda esta viva(o), uma nota muito importante. Esta receita parece que foi feita para quando a Xuxa visitou a Bahia e o ACM resolveu desenrolar o tapete vermelho(!). Sem bricadeira, esta receita de vatapa é para 36 pessoas. A de acaraje é para 50 bolinhos.

Receita 2 
NOTA 2: Minha receita pessoal de vatapa de pobre, para umas 10 pessoas, inclue a maioria dos ingredientes acima.
Algumas diferencas: 1 pão frances (que dissolvido na água, vira uma massa a ser usada mais tarde). Manteiga de amendoim ("peanut butter") a gosto Manteiga de castanha ("cashew butter") a gosto Camaroes frescos (como acima) Outros temperos Leite de côco (pode ser de lata--o da Tailandia é o melhor) Azeite de dende Mistura-se tudo no liquidificador, menos o leite de côco e o azeite de dende. Leva-se ao fogo, com a metade do leite de côco. Ponhe-se azeite de dende aos poucos para dar uma cor amarelada (como pumpkin) e coloca-se mais leite de côco ate se obter uma consistencia de pirão. OU, procure uma nega baiana ô que saiba mexer, que saiba mexer, que saiba mexer... A de xixim de galinha é pior ainda... Dia 27 de setembro foi dia de São Cosme e Damião. Se voce esta experimentando algumas dificuldades nesta epoca, provavelmente precisa fazer um caruru ou dar muitos bombons a criancas, especialmente se o seu aniversario é no mes de setembro.

Receita 3 (C) Nininha Todos os direitos reservados. So pode fazer, comer, ensinar copiar, divulgar, contanto que diga que foi NININHA que ensinou.
2 côcos secos medios
1 quilo de farinha de trigo
750 ml de azeite de dendê
750 g de cebola
250 gramas de amendoim torrado e descascado (ou um pouquinho mais)
100 gramas de castanha de caju (ou um pouquinho mais)
Meio quilo de camarão seco descascado (ou um pouquinho mais)
1 raiz pequena de gengibre (ou um pouquinho mais)
Meio "moio" de coentro (umas 20 gramas) (ou um pouquinho mais)
Sal a gosto (cuidado com o colesterol)

Algoritmo --------- Primeiro arranje uma panela grandona e uma colher de pau, grande (eu botei a virgula no devido lugar). Quanto maior a colher, melhor para as suas delicadas mão, como voce podera' comprovar na pratica, no dia seguinte. Bate o côco no liquidificador ou CPU com 2 litros d'água. Tira o leite. Se não tiver a fim de muito trabalho, pode usar 1 garrafa de 500 ml de leite de côco, mais 2 litros d'água. Bate tudo (menos alguns camaroes, o azeite e a farinha) no liquidificador. Depois mistura com a farinha de trigo numa panela grande. Fica uma especie de "pre-mingau". Coloca o azeite de dendê (guardar um pouquinho) e leva ao fogo, mexendo sempre. E haja sempre, porque demora mais de meia hora. é bom mexer com uma colher de pau, bem grande (virgula corretamente posicionada!) Só parade mexer quando estiver com a consistencia de quase soltar da panela. Se ficar muito duro, colocar mais leite de côco (eu não disse que tinha de guardar um pouquinho, seu!?!) Então acrescenta os camaroes inteiros que sobraram, e o pouquinho de azeite de dendê cru, dando so umas 2 mexidinhas pra amarelar. Pronto! Faca um arroz branquinho, meio grudadinho. Faca um peixe ou bacalhau. cháme 60 pessoas (a receita deve dar pra esse pessoal todo), compre umas frias de sua preferencia, desde que não seja Brahma da Bahia, que so de pensar me da dor de cabeca, e haja festa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário